Leonardo Silva representará Buíque no Seminário de Planejamento Estratégico de Cultura do Agreste Meridional


                        A Secretaria de Cultura de Pernambuco - SECULT_PE – através da Diretoria de Articulação convida a todos (as) para participarem do Seminário de Planejamento Estratégico de Cultura do Agreste Meridional.
                  E representando a cidade de Buíque, foi escolhido o Jovem Leonardo Silva, pois, o mesmo já faz parte da coordenação do Agreste Meridional como Suplente na area de Literatura. É nesse proposito que visamos melhorar a comunicação com as cidades do Agreste, propagando a cultura como um todo e semeando na juventude o futuro da nossa cidade e do nosso estado.

Serviço:
·   Datas: 18, 19 e 20/05/2012
    Horário e Horário: 09:00 saindo de frente da Igreja Matriz de São Félix
·   Cidade: Garanhus.
Observação:
O transporte, alimentação e hospedagem, serão de responsabilidade da SECULT_PE/FUNDARPE.

Carros pipas: conselho tenta evitar manipulação política


O governador Eduardo Campos (PSB) decidiu criar uma comissão formada pelos conselhos de desenvolvimento municipais, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e o Exército Brasileiro, para monitoramento dos carros-pipas contratados pelo Governo do Estado, visando dar suporte aos municípios atingidos pela seca.

Esta foi uma das principais medidas discutidas, durante a 2ª reunião do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido. 

O Governo publicará ainda esta semana um decreto normatizando a gestão do controle de sistema de abastecimento.

Tupanatinga tem contas rejeitadas pelo TCE


O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregular a prestação de contas do fundo municipal de saúde do município de Tupanatinga, localizado a 281 km do Recife. 

A análise é referente ao ano de 2009, onde ficou constatado que, por não ter aplicado o percentual mínimo de 15% na arrecadação das ações de saúde e pelo não recolhimento da contribuição dos servidores à Previdência Social, o município não poderia ter suas contas aceitas pelo Tribunal.

De acordo com o voto do relator, Romário Dias, a diferença entre o percentual mínimo para a aplicação nas ações de saúde e o montante de fato aplicado é pequena, cabendo determinação ao responsável pelas despesas para que a irregularidade não se repita.

Ele também afirmou não haver motivo que justifique a falha, uma vez que, segundo ele, o município deu prioridade à contratação de grupos musicais no lugar de priorizar os pagamentos.

Dilma lança programa Brasil Carinhoso


A presidente Dilma Rousseff lançou em Brasília, o programa Brasil Carinhoso com o objetivo de tirar da miséria crianças de até seis anos de idade, de acordo com a Agência Brasil. 

A previsão é que sejam investidos R$ 10 bilhões até 2014 com o aprimoramento de políticas de transferência de renda e proteção social para atingir um das faixas da população mais vulneráveis à extrema pobreza.

A principal medida será a ampliação de recursos do Programa Bolsa Família para garantir renda mensal mínima de R$ 70 para cada pessoa das famílias que têm pelo menos uma criança até seis anos. 

ADEUS AO LIXÃO DE BUÍQUE - PREFEITURA FIRMA CONVÊNIO PARA TRANSFERÊNCIA DO LIXO



Desde de o dia (15/05) o lixão de Buíque está fechado. Todo o material recolhido na cidade está sendo levado para o Aterro Sanitário de Arcoverde. A medida começou a ser executada após um convênio firmado entre as prefeituras de Buíque e Arcoverde.

A população de Buíque produz, por dia, uma média de 20 toneladas de lixo. Todo o material recolhido era despejado no lixão, que fica a aproximadamente 4 quilômetros do Centro da cidade.

Segundo a secretária de Meio Ambiente Drª. Silvania Cabral, a transferência dos resíduos para o aterro sanitário de Arcoverde foi um grande avanço para Buíque, graças a um convênio firmado entre as duas prefeituras, os resíduos colhidos nas ruas nos dias (15/16), totalizam quase 22 toneladas, segundo a mesma, a próxima etapa é, implantar a coleta seletiva na cidade, para que sejam transferidos apenas os resíduos não recicláveis.   

As pessoas que hoje vivem da coleta do material reciclável no lixão serão transferidas para um Centro de Triagem. Elas vão receber capacitação e passarão a trabalhar em conjunto.
O suporte para treinamento e capacitação será feito em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e outros órgãos da esfera. Agora eles esperam que a mudança traga melhorias para a classe.

A previsão da secretária é, que na próxima semana veja como procederá com a com-postagem  através das podas, e também, os trabalhos com resíduos de construções (entulhos), também, um lugar para armazenamento deste material.


OBS: ESTAMOS EDITANDO VIDEO COM ENTREVISTA DA SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE FALANDO SOBRE O ASSUNTO.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO