Prazo de filiação para quem vai disputar eleições se encerrará em 2/10

Severino Ramos - foto AlepeO prazo de filiação para aspirantes a cargos eletivos nas eleições de 2016 encerra-se em 2 de outubro próximo.

A movimentação está grande em Pernambuco, pois muitos políticos ainda examinam a hipótese de trocar de partido para viabilizar suas candidaturas.

Um deles é o ex-vice-prefeito de Paulista, Nena Cabral, filiado ao PTB. Ele quer ser candidato a prefeito, mas o partido tem outro candidato mais forte do que ele, que é o ex-deputado Severino Ramos.

Como não cabem os dois na mesma legenda, Cabral deverá buscar outra legenda até o final do próximo mês.

Com isso, a prefeitura de Paulista (onde poderá haver segundo turno em 2016 se a cidade ultrapassar a casa dos 200 mil eleitores) será disputada por quatro candidatos: o prefeito Júnior Matuto (PSB), o ex-vice Nena Cabral (ainda no PTB), o ex-deputado Severino Ramos e o ex-deputado Sérgio Leite (PT).

Cerimônia marca 50 anos de Eduardo Campos

Emoção. Essa foi a tônica do ato suprapartidário realizado nesta segunda-feira (10), no Recife, para marcar a data em que o ex-governador Eduardo Campos (PSB) completaria 50 anos de idade. Organizada pela direção nacional do PSB, no bufê Arcádia do Paço Alfândega, a cerimônia foi prestigiada por lideranças políticas estaduais e nacionais de todas as colorações partidárias. Sentados lado a lado, a ex-primeira-dama Renata Campos, seus cinco filhos – Eduarda, João, Pedro, José e Miguel – Ana Arraes e Antônio Campos, mãe e irmão de Eduardo, receberam a solidariedade e as homenagens de todos.
“Foi um ato expressivo, do ponto de vista afetivo, por reunir amigos e companheiros de jornada. Mas também expressivo do ponto de vista político, por reunir representantes de partidos de vários extratos, demonstrando mais uma vez que Eduardo era um político largo, que sabia dialogar com todos os segmentos da política brasileira”, afirmou Tadeu Alencar.Café da manhã no Palácio do Campo das Princesas com convidados que vieram para o lançamento da coletânea de livros com discursos do Govenador Eduardo Campos. O lançamento dos livros aconteceu no Arcádia Paço da Alfândega. Fotos: Marcelo Loureiro/PhotoNews
Entre os políticos presentes, os ex-candidatos à Presidência da República Aécio Neves e Marina Silva; os governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Ricardo Coutinho (Paraíba), Geraldo Alckmin (São Paulo) e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal); cinco ex-governadores pernambucanos; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o ministro Jaques Wagner (Defesa); além de senadores, deputados, secretários, prefeitos, militantes e admiradores de Eduardo Campos, falecido há quase um ano, pouco depois de dar a largada na sua candidatura a presidente.
Também foi lançado na cerimônia o livro “Eduardo Campos – Os discursos do governador de Pernambuco de 2007 a 2014”, organizado pelo jornalista Evaldo Costa e produzido pela Fundação João Mangabeira. Os familiares de Eduardo receberam, ainda, vários presentes de artesãos, artistas plásticos e pessoas que trabalharam com o socialista. Emocionado, o governador Paulo Câmara pediu a todos que continuem “mais unidos, juntos e coesos para levar o ideal de Eduardo e seus compromissos com Pernambuco; trabalhando por aqueles que mais precisam”.
Muito emocionada, Renata Campos discursou cercada pelos cinco filhos. Ela agradeceu as inúmeras manifestações de carinho recebidas pela família. “Foram muitas demonstrações de que não estávamos e não estamos sós. Dos amigos, dos pernambucanos, dos brasileiros e também de estrangeiros. Se não fosse assim, teria sido insuportável viver esse ano”, disse, acrescentando: “Ele tinha uma grande vontade de transformar a vida das pessoas, de fazer de Pernambuco um bom lugar para trabalhar, mas ainda melhor para viver. E tinha o desejo de fazer no Brasil a revolução que fez em Pernambuco”, completou, encerrando a solenidade.

Empresário é vítima de sequestro no Agreste de PE, diz Polícia Militar

Ação ocorreu no município de Pesqueira; populares teriam feito denúncia.
Vítima é ex-presidente da CDL local, segundo informações da PM.

Um empresário foi sequestrado na noite desta segunda-feira (10) em Pesqueira, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o homem - que também é ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município - foi encontrado no município de Arcoverde, Sertão do estado.
"Após buscas da polícia, ele foi econtrado com vida e, até o momento, sabemos que os sequestradores não levaram nenhum material dele", informou o major Heleno Oliveira, comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, ao G1.
Também segundo o comandante, populares informaram que a abordagem foi feita por dois homens no bairro do Prado, próximo da residência da vítima.

Polícia resgata aves que estavam em rinha na zona rural de Buíque, Agreste

Do G1 Caruaru
Aves resgatadas em rinha de briga, em Buíque, Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)Aves foram resgatadas pela polícia em rinha
(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
A Polícia Militar resgatou 17 aves que estavam em uma rinha no sítio Engazeira na zona rural de Buíque, no Agreste de Pernambuco. A equipe chegou ao local no domingo (9) após denúncias do funcionamento do estabelecimento, no Sítio Ingazeira.
O responsável pelo estabelecimento foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde, no Sertão do estado. Ele pagou fiança - de valor não informado - e foi liberado. Os donos dos animais fugiram do local os abandonando.

CONFIRA FOTOS DE BUÍQUE JAMAIS VISTAS ANTES

O município de Buíque começou a ser povoado em 1752, quando ficou conhecido como Campos de Buíque. O nome do local tem origem na linguagem Tupi e significa "Lugar de Cobras". Os naturais de Buíque têm outra versão para a origem do nome - os índios que habitavam essa região utilizavam uma trombeta cujo som produzido se assemelhava ao nome da cidade. Buíque foi elevado à categoria de vila em 1854, com a denominação de Vila Nova do Buíque, desmembrado de Garanhuns. Em 19 de Dezembro de 1874, Buíque, foi elevada à categoria de cidade em 1899.

O escritor alagoano Graciliano Ramos foi um morador célebre da cidade. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

RELEVO - Grande parte do município está localizado no Planalto da Borborema. No centro do município há áreas inseridas na Depressão Sertaneja e a noroeste do município, áreas inseridas nas Bacias Sedimentares.

HIDROGRAFIA - O município de Buíque está nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema. Os principais tributários são o rio Ipanema e o rio Cordeiro, e os riachos: do Cafundó, Mimoso, do Xicuru, do Brejo, Salgado, do Pilo, Catimbau, Ilha, do Mororó, Piranha, dos Negros, Queimadas, Cajazeiras, Mulungu, Umburaninha, do Jaburu, do Cágado, das Pedrinhas, Barra, do Pinto, Ipueiras, das Cabras, Caldeirão e dos Martins, todos intermitentes. O município conta ainda com o açude Mulungu, com capacidade de acumulação de 1.280.953 m³.


DISTRITOS E POVOADOS 
  
Buíque é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, Buíque é formado pelos distritos sede, Carneiro, Catimbau e Guanumbi e pelos povoados de Tanque, Amaro, Riachão e Aldeia Indígena Kapinawá.


ÁREA INDÍGENAS


Localiza-se no município de Buíque a Terra Indígena Kapinawá, do povo Capinauá, homologada pelo Decreto de 11.12.98. A terra indígena ocupa 12.403 ha. Desde 2003, o povo indígena têm como Chefe de Posto Expedito Macena Alves. O VALE - O turismo da cidade vem se destacando no cenário nacional principalmente devido a região do Parque Nacional do Catimbau. O vale conta com formações rochosas singulares e tem sido cenário de vários filmes nacionais. A paisagem do local conta com a fauna e a flora típicas da caatinga. Alem de ser uma das sete maravilhas de Pernambuco, o vale do Catimbau é o segundo maior parque arqueológico do Brasil.


















TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO