As janelas do sobrado (POR: PAULO TARCISO) Confira em nosso blog.


As janelas do sobrado

Lançado no mês de setembro do vigente ano, no Centro Pastoral desta cidade, o livro do escritor e poeta buiquense PAULO TARCISO, é uma obra de fácil leitura, sem termos de difícil compreensão como tantos eruditos, narra, de forma clara, objetiva e carregada de emoções a vida do município de Buíque nos últimos 50 anos; em alguns momentos indo até mais além e mergulhando em décadas mais distantes, considerando algumas entrevistas com personalidades que fizeram parte da história da comuna. É um livro de leitura obrigatória, principalmente para a sociedade buiquense. Nesta obra você vai encontrar muitos dados sobre o município de Buíque, inclusive a relação de todos os prefeitos, desde a sua emancipação (alguns deles com fotos), relação de todos os juízes de Direito, desde a instalação da Comarca, relação dos presidentes da Câmara municipal de vereadores e dos promotores de justiça que exerceram seus cargos nos últimos 50 anos. Você vai ver também como eram as festas de carnaval, juninas e natalinas, vai relembrar dos parques infantis de seu Olegário, os clubes esportivos da cidade, os desfiles cívicos. 
Vai mergulhar no tempo e recordar os tempos áureos do Cine Nevada, que por um tempo pertenceu ao pai do autor, do Arizona Bar, que pertenceu ao empresário Miltinho Modesto, e também o Califórnia Drinks, que tinha como proprietário o popular Jurandir de João Grosso. O leitor vai se emocionar ao ler as entrevistas realizadas com populares como Cândido Leite Cavalcanti, Possidônio Domingos Ramos, que já partiram desta vida, e vai até aprender como cuidar melhor saúde através de remédios naturais, quando ler a entrevista do Sr. Filadelfo Pereira do Carmo, praticante da fitoterapia, que entre outras, foi um dos participantes do grupo teatral existente em Buíque em tempos áureos. Todas esse conteúdo o leitor terá o privilégio de conferir, vendo também centenas de fotos e ilustrações que retratam, de forma emotiva e real a vida política, cultural e social do município de Buíque. 

A obra tem o prefácio de DELSON CURSINO DE FREITAS, ex padre, fundador do Colégio Cardeal Arcoverde e da Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde. Já a orelha da obra é de autoria do advogado, jornalista e escritor Dr. MANOEL MODESTO DE ALBUQUERQUE. O livro ainda contém notas dos ex-prefeitos BLÉSMAN MODESTO e ARQUIMEDES VALENÇA e da ex-professora do autor MARIA ANDRADE –D. LILIA, sem esquecer que consta ainda entrevistas com os ex-prefeitos Blésman Modesto, Aníbal Cursino de Siqueira, Arquimedes Guedes Valença, Dilson de Souza Santos e o atual governante Jonas Camelo de Almeida Neto, além de homenagens aos ex-prefeitos José Cursino e João de Godoy Neiva. VALE A PENA CONFERIR tudo isso, adquirindo o livro “AS JANELAS DO SOBRADO”, que está à venda na loja “AQUARELA”, localizada na praça Major França, centro de Buíque, e, em Arcoverde, na LIRA CULTURAL LIVRARIA, localizada na Praça da Bandeira, em fronte ao antigo Cine Bandeirantes. O preço da obra é apenas R$: 25.000 (vinte e cinco reais).

Confira o prefácio da obra:
P r e f á c i o
                                           Por Delson Cursino
             Os elogios, as homenagens e os favores são escritos na areia. As ofensas, as injúrias e os maus tratos são gravados na rocha”, reza o adágio popular. Os primeiros são apagados pela chuva e pelo vento; os segundos perduram por toda vida.
         Em “As Janelas do Sobrado”, o autor perpetuou em caracteres escritos a história dos que contribuíram, de alguma forma, para o engrandecimento, o progresso e o aperfeiçoamento do município de Buíque. A obra tornou permanentes e duradouros             “os  fatos narrados”, “as entrevistas feitas” e as “experiências pessoais”.
         É um livro de memórias, portanto, refere-se ao passado; mas é ao mesmo tempo, autobiográfico como afirma o autor ao escrever: “o que pretendo com esta obra é contar como era a minha vida, minha cidade, como viviam meus heróis”.
         A vida do dia-a-dia dos buiquenses; seus trabalhos e diversões; as casas de lazer: Cine Nevada, Califórnia Drinks, Arizona Bar (mostrando a forte influência norte americana); os negócios, o comércio e a vida econômica; as feiras livres, o intercâmbio com os distritos municipais e com os municípios vizinhos; as festas religiosas e sociais; as campanhas eleitorais e as eleições; os personagens do passado – in memoriam – dos quais destaco o senhor Mané de Liu- Manuel Batista de França - nomeado prefeito do município de Buíque, durante a Revolução de 1930, quando o escriba destas linhas ainda era criança; e também os personagens do presente, merecendo referência especial o senhor Filadelfo Pereira do Carmo – um homem da Paz – pela sua cultura enciclopédia e popular.
         Todo esse acervo de informações é narrado em linguagem simples, de forma coloquial com um grupo fictício de crianças, ao alcance de qualquer pessoa, sem prender-se aos rígidos códigos da fala erudita.
         Quero enfatizar as três (03) referências que o livro faz à estadia na cidade de Buíque do grande escritor brasileiro Graciliano Ramos, nascido em Quebrangulo – AL, a 27.10.1892 e falecido no Rio de Janeiro a 20.03.1953. Em sua obra autobiográfrica “Infância” de 1945, faz alusão ao fato. Teve que seguir a família em sua mudança para Buíque onde pernameceu por alguns anos. Com justiça, o município homenageou-o, inaugurando uma biblioteca que leva seu nome. 
         Como arremate da obra, o autor exibe a relação dos membros dos três poderes, desde a emancipação política do município até os dias atuais, fornecendo informações valiosíssimas aos que se interessarem pela história política, administrativa e jurídica da COMUNA. 
         É um livro divertido e de fácil leitura, recomendável aos que desejam conhecer melhor a cidade de Buíque.


Recife, maio de 2010

Delson Cursino

Aguardem. Estaremos mostrando mais histórias buiquense  escritas por Paulo Tarciso.

O livro “AS JANELAS DO SOBRADO”, está à venda na loja “AQUARELA”, localizada na praça Major França, centro de Buíque, e, em Arcoverde, na LIRA CULTURAL LIVRARIA, localizada na Praça da Bandeira, em fronte ao antigo Cine Bandeirantes. O preço da obra é apenas R$ 25.00 (vinte e cinco reais).


Postado por: Blog Buíque & Cia

Um comentário:

  1. Muito louvável está obra, e parabéns ao grande escritor paulo Tarciso, ainda não li a obra mas assim que possível comprarei uns exemplares, para mim e alguns chegados aqui da terra do sal, o que é bom tem ser divulgado.

    ResponderExcluir

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO